WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA

As fotos no cabeçalho são
da autoria do CDFF 

Eventos

16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020:

Mês da mulher 2020:

Debate, workshop, feira, música, desporto, cinema, exposição, poesia, teatro, dança e muito mais

Programa do Mês da Mulher 2020

Campeonato de futebol:

“Unidos Contra a Violência Sexual”

Vamos falar de aborto!

(mesa redonda)

Mulheres Jovens sob Ataque (debate)

V Conferência Nacional da Rapariga

Marcha pela liberdade de expressão

Liberdade de Expressão

Marcha por Gilles Cistac

Marcha Gilles Sistac

Marcha pela igualdade

Marcha2014_left

Contra violação dos direitos humanos no Código Penal

Diganao2

Concurso de fotografia

Vencedores da 2ª edição

Concurso2_Fotografia3

Marcha pela paz

manifesto_sq

Desfile do 1º de Maio

1maio07_peq

DSR_small
Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

Anúncio dos vencedores

Marcha de Solidariedade

Marcha02_small

Fotos da Marcha de Solidariedade dos Povos da SADC (2012)

Multimedia

Não é fácil ser mulher ...

naoehfacil_peq

... em Moçambique

Aborto. Pense nisso...

Aborto_small

(Material usado em acções de formação da WLSA)

Quem vai querer dar a luz aqui?

Fatima

O estado em que se encontram alguns dos postos de saúde em Cabo Delgado

"Alzira"

Alzira_small

Filme produzido pela WLSA Moçambique sobre sobre uma jovem que, até há pouco tempo, vivia com fístula obstétrica.

"Omitidas"

Brochura elaborada pela WLSA Moçambique sobre o problema da fístula obstétrica - um drama que atinge cerca de 100.000 mulheres em Moçambique.

Omitidas

Clique aqui para descarregar a brochura (em PDF)

Leia mais sobre fístula obstétrica

Contra a violência de género

Jogos05_small

A sociedade civil manifestou-se na inauguração dos X Jogos Africanos

 

Breves

Publicado livro sobre aplicação da Lei da Violência Doméstica

25
Mar
2017

A WLSA Moçambique lançou, em finais de 2016, um livro com os resultados de uma pesquisa que avaliou a aplicação da Lei Sobre a Violência Doméstica Praticada Contra a Mulher, aprovada em 2009, da autoria de Conceição Osório e Teresa Cruz e Silva. Veja a seguir o prefácio que apresenta a obra.

Prefácio

Como activista, trabalhando em questões de violência doméstica há cerca de 20 anos, vi muitas coisas a mudarem ao longo deste tempo, mas muitas mais que permaneceram na mesma. Por isso, este livro apresenta um trabalho de pesquisa mais do que necessário: a análise da aplicação da Lei Sobre a Violência Doméstica Praticada Contra a Mulher, aprovada em 2009. Antes desta data, apesar dos esforços conjuntos de várias organizações de direitos humanos, era muito difícil enquadrar legalmente o crime de violência doméstica. Mais grave ainda, a percepção que a sociedade tinha deste crime (e que ainda tem em grande medida, como mostra esta pesquisa), era de que a violência doméstica se tratava de um costume e de uma prática legítima no âmbito da família, fundada em valores identitários e culturais.

Nessa altura, o que havia e as pessoas com quem trabalhávamos eram mulheres invisíveis, mas batidas, sofridas e vítimas do que a sociedade chamava de crimes passionais, apresentando as “pequenas” violências quotidianas como prova de um amor que não se contém, excessivo mas dedicado. A quem se têm que sentir agradecidas e reconfortadas.

Apesar disso, as mulheres que buscavam ajuda fora da família, na polícia, nas unidades sanitárias ou em outros espaços, estavam longe de serem pessoas sem esperança e que não acreditavam num futuro. Eram sobreviventes, reconheciam que como seres humanos mereciam mais do que uma vida sombria e amargurada. Mas quantas não conseguiram e ainda não conseguem pedir ajuda?

Neste processo, que levou à elaboração e posterior aprovação da lei contra a violência doméstica, o grande desafio foi tornar visível o que era invisível. Ou seja, denunciar o que não era enxergado como problema, resgatar o discurso da igualdade para a esfera familiar e contestar a subalternidade feminina mascarada como virtude, como característica das “boas” mulheres. Sempre defendendo que esta violência não era inevitável, mas aprendida. Como tal, podia ser erradicada, mesmo que perante a persistência do fenómeno, se duvidasse muitas vezes de que a luta pudesse ser bem-sucedida.

O reconhecimento da violência doméstica contra as mulheres como problema social ao nível dos órgãos de comunicação social e nos discursos públicos foi gradual, mas é hoje incontornável. Não só o país tem leis que criminalizam este tipo de violência, como também os crimes de violência doméstica têm cobertura noticiosa, ainda que parcelar e às vezes preconceituosa.

Todavia, e isto tem muitas implicações, a luta contra a violência doméstica continua a ser vista como uma questão de mulheres, ainda que certos homens “ajudem”. Esta posição perpetua o problema, na medida em que dá desculpas aos homens para não se interessarem pelo assunto.

Com efeito, e no que à violência doméstica (e de género) diz respeito, a estrutura cognitiva das pessoas está preparada para questionar as mulheres e o seu comportamento. Continua-se a culpar a vítima pela agressão que sofreu: Porque sai/namora/casa com pessoas assim? Porque não se vai embora? Se sabe que o namorado/parceiro/marido é violento, porque não toma cuidado? Porque é que desobedece?

E assim, o homem desaparece da equação, não sendo questionado. Ninguém se pergunta porque é que continua a violência? Porque é que os homens batem nas mulheres? Qual é o papel das instituições que estão ajudando a produzir homens abusadores? Perde-se assim de vista que o problema da violência doméstica não é individual mas sistémico, porque ancorado na estrutura de valores que sustentam o modelo social.

Neste sentido, esta pesquisa é muito importante. Reflecte tanto sobre os contextos e os mecanismos de aplicação da lei, que procuram preservar um modelo cultural que exclui direitos, como também sobre as “estratégias de confronto e de rejeição”, que permite que as mulheres que sofram de violência se vejam a si mesmas como sujeitos de direitos. Neste percurso, as autoras questionaram a família como “um lugar de acolhimento e de afectividade mas também como lugar de produção do conflito e de configuração das identidades”.

Apesar de se terem passado vários anos sobre a aplicação da Lei da Violência Doméstica, revela-se que as mulheres que denunciam continuam em grande parte a serem vistas pela comunidade e pela própria família como transgressoras, por trazerem para espaços externos problemas que deveriam ficar confinados ao doméstico. Deste modo se ignoram e se desvalorizam os longos anos de sofrimento que as levam a procurar ajuda em outras instâncias.

Ao analisar as representações sobre a violência doméstica entre os aplicadores da lei, a pesquisa buscou avaliar a influência na sua aplicação. As conclusões mostram que embora havendo um repúdio da violência doméstica, muitas vezes se rejeita que o crime tenha carácter público, ou seja, entre outros, que se impeça a retirada da queixa por parte da vítima.

A interpretação da lei não colhe unanimidade, o que impacta na sua aplicação, destacando-se os artigos 36 (sobre o alargamento da Lei aos homens) e 37 (sobre a salvaguarda da família). Sobretudo entre os magistrados, propõe-se uma nova redacção da Lei, para que “o âmbito da lei vise a protecção de mulheres, homens e crianças, vítimas de Violência Doméstica, numa perspectiva que observa a Violência Doméstica como dimensão da violência de género”.

Pelo seu conteúdo, os resultados desta pesquisa permitirão tanto um debate profícuo, propiciador de uma aplicação que tenha em conta o espírito da lei, como a eventual revisão da sua redacção, visando responder às dinâmicas de transformação da sociedade e aos novos mecanismos de dominação.

O mais difícil será, talvez, passar do discurso e incentivar as mulheres a verem-se a si próprias como sujeitos de direitos, merecendo viver em paz, controlando os seus próprios corpos e tomando as melhores decisões para si mesmas.

Em 1901, em Portugal, uma pintora de 50 anos matou o seu marido a tiros. Quando inquirida pela polícia, afirmou: “Ele gastava todo o dinheiro que eu ganhava. Era um desequilibrado. Não podíamos viver bem. A mulher tem os seus direitos”. Lamentou também “o sofrimento injusto perante as suas qualidades como pessoa”. Viria a morrer 7 meses depois, internada num hospício1,

A esta mulher faltou-lhe o Estado e a sociedade para a defender como ser humano. Eram outros tempos, dirão. Mas o que pensar então das mulheres que hoje denunciam e não só não encontram solução para os seus problemas como são ainda ostracizadas? Até quando o silêncio cúmplice dos agentes e das instituições continuará fazendo vítimas? Para quando todos, homens e mulheres, se sentirão directamente responsáveis por erradicar de vez este crime que afecta tão profundamente as famílias?

Maria José Arthur

Baixe o livro aqui.

 

Nota:

  1. Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-10-19-Esperou-que-o-marido-adormecesse-e-deu-lhe-quatro-tiros

 

Um comentário a “Publicado livro sobre aplicação da Lei da Violência Doméstica”

  1. Maria diz:

    O grande desafio é a mulher despertar. Enquanto continuamos a aplaudir uma sociedade exageradamente patriarcal, jamais a mulher usufruirá de seus direitos. E as leis jamais passarão da teoria.

    Bem hajam teorias como estás, mais elucidativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisa

Novos livros

Cabo Delgado:

Narrativas e práticas sobre direitos humanos

capa do livro

Mulher e democracia: indo além das quotas

capa do livro Concurso de Leitura

Silenciando a discriminação

Capa do livro  

Novidades

Comemorando o Dia Internacional da MulherComemorando o Dia Internacional da Mulher

Covid-19: as 25 preocupações mais comuns das mulheres

16 dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020

Crianças e Covid-19: jogos para brincar com as crianças

 

Chega! - Junt@s Podemos Acabar com a Violência contra Mulheres e Raparigas

Convite para campanha contra a violência sexual

Campanha UDHINDO:

setacinza Moatize: Sociedade Civil lança campanha pelos direitos humanos e meio ambiente

setacinza Manifesto da Campanha

setacinza Comunicado de Imprensa


A repressão policial das feministas e a expulsão de Eva Moreno


Cartazes sobre o Código Penal

Cartaz contra o Artigo 46 do Código Penal  

Tiras da Feminista Durona

A Feminista Durona

setacinza Veja todas as tiras da Feminista Durona


WLSA / @ Verdade:

Acompanhe a distribuição do jornal A Verdade nos subúrbios de Maputo setacinzaReportagens e artigos da WLSA em parceria com o jornal @ Verdade.

Todas as matérias


A revisão do Código Penal deve respeitar os direitos humanos das mulheres

Clique aqui para ver alguns vídeos sobre a violação sexual de menores e a violação no casamento - dois crimes contra os quais o Código Penal revisto não protege cabalmente.

setacinza Em defesa da paz: organizações de mulheres escrevem ao Presidente da República e ao Presidente da Renamo


setacinza Mulheres corajosas

Viagem no mundo das fístulas vesico-vaginais Um depoimento apaixonado e emocionante de um cirurgião que dedicou a sua vida a salvar mulheres que vivem com fístula obstétrica, uma condição incapacitante e que leva à discriminação e ao isolamento social.

Conferência Nacional sobre Violência de Género

Cartaz da Conferência Nacional sobre a Violência de Género
Maputo, 28 a 29 de Novembro 2012

setacinza Apresentações e discussões

setacinza Comunicado final

setacinza Fotos da Conferência

setacinza Documento da Conferência

setacinza Programa da Conferência


Entrega do Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

setacinza Veja o anúncio dos vencedores
Graça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, posicionou-se sobre a revisão do Código Penal, subscrevendo as demandas da sociedade civil. Veja as cartas que ela endereçou a diversas personalidades da Assembleia da República.

Revisão do Código Penal

Direitos iguais no Código PenalA Assembleia da República (AR) está a preparar uma revisão do Código Penal, que data de 1886.

setacinza Nota ao Parlamento

Preocupado com o rumo que está a tomar a revisão do Código Penal, um grupo de organizações da Sociedade Civil diriguiu uma nota à AR. setacinza Carta da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos
Logo da Rede DSR

Factsheet

Informação sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos das mulheres em Moçambique, recolhida pela Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos

Clique aqui para ler os artigos publicados em "Outras Vozes" (entre 2002 e 2015).
Mulher e Lei na África Austral - Moçambique