WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA

As fotos no cabeçalho são
da autoria do CDFF 

Eventos

16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020:

Mês da mulher 2020:

Debate, workshop, feira, música, desporto, cinema, exposição, poesia, teatro, dança e muito mais

Programa do Mês da Mulher 2020

Campeonato de futebol:

“Unidos Contra a Violência Sexual”

Vamos falar de aborto!

(mesa redonda)

Mulheres Jovens sob Ataque (debate)

V Conferência Nacional da Rapariga

Marcha pela liberdade de expressão

Liberdade de Expressão

Marcha por Gilles Cistac

Marcha Gilles Sistac

Marcha pela igualdade

Marcha2014_left

Contra violação dos direitos humanos no Código Penal

Diganao2

Concurso de fotografia

Vencedores da 2ª edição

Concurso2_Fotografia3

Marcha pela paz

manifesto_sq

Desfile do 1º de Maio

1maio07_peq

DSR_small
Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

Anúncio dos vencedores

Marcha de Solidariedade

Marcha02_small

Fotos da Marcha de Solidariedade dos Povos da SADC (2012)

Multimedia

Não é fácil ser mulher ...

naoehfacil_peq

... em Moçambique

Aborto. Pense nisso...

Aborto_small

(Material usado em acções de formação da WLSA)

Quem vai querer dar a luz aqui?

Fatima

O estado em que se encontram alguns dos postos de saúde em Cabo Delgado

"Alzira"

Alzira_small

Filme produzido pela WLSA Moçambique sobre sobre uma jovem que, até há pouco tempo, vivia com fístula obstétrica.

"Omitidas"

Brochura elaborada pela WLSA Moçambique sobre o problema da fístula obstétrica - um drama que atinge cerca de 100.000 mulheres em Moçambique.

Omitidas

Clique aqui para descarregar a brochura (em PDF)

Leia mais sobre fístula obstétrica

Contra a violência de género

Jogos05_small

A sociedade civil manifestou-se na inauguração dos X Jogos Africanos

 

Breves

Homossexualidade, Pedofilia… Nada de confusão!

Desenho de Malangatane
30
Jan
2008

No passado dia 21 de Janeiro de 2008, na edição número 2743 do jornal electrónico Correio da Manhã, foi publicado um artigo sobre a violência doméstica, tendo como fonte o Gabinete de Atendimento da Mulher e Criança do Ministério do Interior, onde se falava também de violações de menores do sexo masculino, lamentando-se que a legislação moçambicana não proiba “a prática de pedofilia e homossexualismo”. Reagindo a este pronunciamento, um grupo de organizações de defesa dos direitos humanos reagiu por meio de um comunicado.

À Comunicação Social

Homossexualidade, Pedofilia… Nada de confusão!

No passado dia 21 de Janeiro de 2008, na edição número 2743 do jornal electrónico Correio da Manhã, foi publicado um artigo sobre a violência doméstica tendo como fonte o Gabinete de Atendimento da Mulher e Criança do Ministério do Interior e assinado pelo jornalista J. Ubisse.

No referido artigo conclui-se que o MINT tem dificuldades em penalizar os violadores de menores do sexo masculino “pelo facto da legislação moçambicana não fazer nenhuma referência específica à proibição da prática de pedofilia e homossexualismo”. Este pronunciamento, pelo que tem de ignorância e de preconceitos, choca-nos bastante e merece que nos debrucemos sobre ele.

Somos organizações da sociedade civil de luta pelos direitos humanos e consideramos a pedofilia um crime hediondo que deve ser punido exemplarmente, pois viola todos os princípios do livre exercício da sexualidade que é baseada no consentimento mútuo, sendo praticado contra aqueles sobre quem todos os adultos têm o dever de protecção, as crianças. Contra este crime, temos reiteradamente escrito a denunciar a impunidade do abuso sexual das meninas na escola.

No entanto, o que achamos abusiva é a associação entre pedofilia e homossexualidade. Enquanto que no primeiro caso temos um crime de violação contra um menor (que pode ou não ser do sexo masculino), no segundo caso está-se a falar da orientação sexual. Ora, pesem embora os preconceitos que existem na sociedade e que contribuem para discriminar um grupo minoritário de cidadãos, estamos num país que respeita os direitos de todas e todos, independentemente das suas diferenças.

Ao juntar a pedofilia à homossexualidade está-se a consagrar expressões como: “práticas homossexuais pedófilas” ou “violações homossexuais” quando as crianças envolvidas são do sexo masculino, por oposição a “abuso sexual” quando se trata de crianças do sexo feminino. Esta disparidade é grave por duas razões fundamentais:

  • Em primeiro lugar, porque ao reflectir e perpetuar a ignorância e o preconceito em relação à homossexualidade, está-se também a promover o ódio e a violência homofóbica; independentemente das crenças e preconceitos do jornalista que escreve, esta incitação é condenável pela Constituição nacional e pelo código que rege a comunicação social.
  • Em segundo lugar, porque o combate à pedofilia exige uma informação que, em vez de alimentar preconceitos, seja, pelo contrário, de uma clareza absoluta na explicitação dos motivos pelos quais essa prática é criminosa. Esta clareza exige que se refira que a maioria das violações sexuais contra menores, é praticada por homens heterossexuais a crianças do sexo feminino. No entanto, muito embora assim suceda, nenhum comentador alude a “práticas heterossexuais com menores” – uma vez que o que é realmente significativo é o abuso sexual de menores e não a orientação sexual de quem o comete – nem caracterizar a orientação sexual heterossexual pela prática daquele crime. Igualmente seria por todos condenada qualquer referência à raça ou etnia do criminoso, por tal ser encarado como uma forma explícita de racismo. É por isso que, na luta contra a pedofilia, que exige a criação de condições propícias à sua identificação e denúncia, se torna fundamental sublinhar bem a natureza deste crime e deixar absolutamente claro que ele é independente de qualquer orientação sexual.

Como organizações de luta pelos direitos humanos, gostaríamos de mais uma vez exigir que o combate contra o abuso sexual de menores, crime de natureza pública, seja eficaz, para permitir que as nossas crianças cresçam livres e se sintam seguras na família, na escola e nos lugares públicos.

Terminamos apelando para que os meios de Comunicação Social lutem contra a ignorância e contribuam para derrubar preconceitos, para que a nossa sociedade seja cada vez mais livre e tolerante.

Pelo combate ao abuso sexual de menores!

Pelo livre exercício dos direitos sexuais e reprodutivos!

LAMBDA – Associação Moçambicana para a Defesa das Minorias Sexuais (em Formação)
WLSA Moçambique – Women and Law in Southern Africa
LDH – Liga Moçambicana dos Direitos Humanos
REDE CAME – Rede de Organizações de Luta pelos Direitos das Crianças
MULEIDE – Mulher, Lei e Desenvolvimento

4 comentários a “Homossexualidade, Pedofilia… Nada de confusão!”

  1. Egídio diz:

    a pedofilia não é legalmente punida em Moçambique, pois não? Então, qual é o tratamento para os casos que provevelmente são detectados?

  2. SEWE-MBANE diz:

    aNTES DE MAIS NADA ESTIMEI VER ESTE BLOG E SOBRETUDO A QUESTÃO QUE COLOCA DA FALTA DA LEGISLAÇÃO PARA CASOS DE PEDOFILIA. dE FACTO A QUESTÃO É GROSSISSIMA E NECESSITA DE URGENTES MEDIDAS JURIDICAS PARA SE CONTRASTAR. cONTUDO TE CNVIDO A LER O MEU BLOG ONDE DENTRO DE DIAS VOU INTRODOUZIR UM TEMA SOBRE A PEDOFILIA EM MOÇAMBIQUE: CONCEITOS E O MEIO EM QUE SE DESENVOLVE… nELE TOCO DE CERTA FORMA QUESTÕES SENSIVEIS DA NOSSA SOCIEDADE.nÃO ME ALONGO MAIS COM TODO O RESPEITO TE SAUDO.bLOG. WWW. SEWE-MBANE.BLOGSPOT.COM

  3. sewe-mbane.blogspot.com diz:

    De facto estimei ler este blog e sobretudo o material de estudo e leitura que ostenta. Contudo o tema de pedofilia que desenvolvi no meu blog visa sobretudo a dar luz ao conceito de pedofilia. Sobre a legislação moçambicana contra a pedofilia eu a desconheço e se existe pune uma determinada classe e não todos. Todos sabemos o conceito das catorzinhas, os casamentos prematuros e os diversos sistemas matrimoniais existentes na nossa sociedade. Todos assistimos as crianças das nossas escolas abusadas de muitas formas, etc. Não vou e alongar mais. Tudo isto demonstra a falta de lei ou se existe a sua fraca implementação em protecção da criança moçambicana. Muito obrigado por me ter indicado este blog, pois me ajudará a estudar mais sobre o assunto. Obrigado.

  4. Arcenio Andre de Amaral diz:

    gostei da sua publicao e acho era colocar a pratica da pedofilia e a homossexualidade na mesma categoria. Mas ao ler a sua publicacao nao cheguei de encontrar ao relacionado com a psicologia, visto que a pedofilia e´ um transtorno mental que se enquadra no transtorno de personalidade nao especifico e todo transtorno mental tem seu criteiro de diagnostico, entao acho que antes de procuramos legislar a pratica da pedofilia melhor e’procurar ao certo que e’a pedofilia.
    Com isso gostaria de dizer que a pedofilia e a abuso sexual contra as criancas estao directamente relacionados, mas nem toda violacao sexual contra crianca e’pedofilia…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisa

Novos livros

Cabo Delgado:

Narrativas e práticas sobre direitos humanos

capa do livro

Mulher e democracia: indo além das quotas

capa do livro Concurso de Leitura

Silenciando a discriminação

Capa do livro  

Novidades

Comemorando o Dia Internacional da MulherComemorando o Dia Internacional da Mulher

Covid-19: as 25 preocupações mais comuns das mulheres

16 dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020

Crianças e Covid-19: jogos para brincar com as crianças

 

Chega! - Junt@s Podemos Acabar com a Violência contra Mulheres e Raparigas

Convite para campanha contra a violência sexual

Campanha UDHINDO:

setacinza Moatize: Sociedade Civil lança campanha pelos direitos humanos e meio ambiente

setacinza Manifesto da Campanha

setacinza Comunicado de Imprensa


A repressão policial das feministas e a expulsão de Eva Moreno


Cartazes sobre o Código Penal

Cartaz contra o Artigo 46 do Código Penal  

Tiras da Feminista Durona

A Feminista Durona

setacinza Veja todas as tiras da Feminista Durona


WLSA / @ Verdade:

Acompanhe a distribuição do jornal A Verdade nos subúrbios de Maputo setacinzaReportagens e artigos da WLSA em parceria com o jornal @ Verdade.

Todas as matérias


A revisão do Código Penal deve respeitar os direitos humanos das mulheres

Clique aqui para ver alguns vídeos sobre a violação sexual de menores e a violação no casamento - dois crimes contra os quais o Código Penal revisto não protege cabalmente.

setacinza Em defesa da paz: organizações de mulheres escrevem ao Presidente da República e ao Presidente da Renamo


setacinza Mulheres corajosas

Viagem no mundo das fístulas vesico-vaginais Um depoimento apaixonado e emocionante de um cirurgião que dedicou a sua vida a salvar mulheres que vivem com fístula obstétrica, uma condição incapacitante e que leva à discriminação e ao isolamento social.

Conferência Nacional sobre Violência de Género

Cartaz da Conferência Nacional sobre a Violência de Género
Maputo, 28 a 29 de Novembro 2012

setacinza Apresentações e discussões

setacinza Comunicado final

setacinza Fotos da Conferência

setacinza Documento da Conferência

setacinza Programa da Conferência


Entrega do Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

setacinza Veja o anúncio dos vencedores
Graça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, posicionou-se sobre a revisão do Código Penal, subscrevendo as demandas da sociedade civil. Veja as cartas que ela endereçou a diversas personalidades da Assembleia da República.

Revisão do Código Penal

Direitos iguais no Código PenalA Assembleia da República (AR) está a preparar uma revisão do Código Penal, que data de 1886.

setacinza Nota ao Parlamento

Preocupado com o rumo que está a tomar a revisão do Código Penal, um grupo de organizações da Sociedade Civil diriguiu uma nota à AR. setacinza Carta da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos
Logo da Rede DSR

Factsheet

Informação sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos das mulheres em Moçambique, recolhida pela Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos

Clique aqui para ler os artigos publicados em "Outras Vozes" (entre 2002 e 2015).
Mulher e Lei na África Austral - Moçambique