Breves
NAFEZA cria centro de acolhimento para vítimas de violência doméstica em Quelimane
A associação NAFEZA criou um centro de acolhimento, que procura responder à necessidade de providenciar um abrigo a mulheres que fogem de relações violentas ou que são obrigadas a abandonar as suas casas.
A NAFEZA é uma associação da sociedade civil que opera na Zambézia e tem sede em Quelimane. No âmbito de um projecto denominado “Contra a Violência sobre a Mulher“, implementado pelo NAFEZA com financiamento da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da OXFAM-Novib, foi construído um centro de acolhimento que pode receber um total de nove mulheres.
O centro de acolhimento para vítimas de violência doméstica na cidade de Quelimane responde a uma das grandes preocupações sentidas pelas organizações da sociedade civil no acolhimento das mulheres que sofrem de inúmeros actos de agressão, seja ela psicológica ou física. Muitas vezes sem terem para onde ir, expulsas das suas casas ou obrigadas a abandoná-las com as suas crianças, as mulheres passaram, desde Julho de 2013, a poder contar com um lugar que lhes oferece para além de segurança, apoio psicológico e jurídico, o carinho e o bem-estar de que tanto carecem.
Durante este ano o centro já acolheu quatro mulheres, sendo que três delas estavam acompanhadas pelos seus filhos. As imagens ilustram as condições em que as mulheres são recebidas. Para a NAFEZA, o respeito pelas vítimas é um princípio que orienta o seu trabalho.
Deixe uma resposta