WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA

As fotos no cabeçalho são
da autoria do CDFF 

Eventos

16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020:

Mês da mulher 2020:

Debate, workshop, feira, música, desporto, cinema, exposição, poesia, teatro, dança e muito mais

Programa do Mês da Mulher 2020

Campeonato de futebol:

“Unidos Contra a Violência Sexual”

Vamos falar de aborto!

(mesa redonda)

Mulheres Jovens sob Ataque (debate)

V Conferência Nacional da Rapariga

Marcha pela liberdade de expressão

Liberdade de Expressão

Marcha por Gilles Cistac

Marcha Gilles Sistac

Marcha pela igualdade

Marcha2014_left

Contra violação dos direitos humanos no Código Penal

Diganao2

Concurso de fotografia

Vencedores da 2ª edição

Concurso2_Fotografia3

Marcha pela paz

manifesto_sq

Desfile do 1º de Maio

1maio07_peq

DSR_small
Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

Anúncio dos vencedores

Marcha de Solidariedade

Marcha02_small

Fotos da Marcha de Solidariedade dos Povos da SADC (2012)

Multimedia

Não é fácil ser mulher ...

naoehfacil_peq

... em Moçambique

Aborto. Pense nisso...

Aborto_small

(Material usado em acções de formação da WLSA)

Quem vai querer dar a luz aqui?

Fatima

O estado em que se encontram alguns dos postos de saúde em Cabo Delgado

"Alzira"

Alzira_small

Filme produzido pela WLSA Moçambique sobre sobre uma jovem que, até há pouco tempo, vivia com fístula obstétrica.

"Omitidas"

Brochura elaborada pela WLSA Moçambique sobre o problema da fístula obstétrica - um drama que atinge cerca de 100.000 mulheres em Moçambique.

Omitidas

Clique aqui para descarregar a brochura (em PDF)

Leia mais sobre fístula obstétrica

Contra a violência de género

Jogos05_small

A sociedade civil manifestou-se na inauguração dos X Jogos Africanos

 

Breves

O grito de socorro das mulheres apelando pela segurança

09
Out
2013

A violência contra as mulheres é preocupante no bairro Polana Caniço.

Mais um artigo assinado pela WLSA saiu no jornal @ Verdade, tratando sobre o aumento da violência sexual no Polana Caniço A e denunciando a impunidade dos agressores.

 

No bairro Polana Caniço A

O grito de socorro das mulheres apelando pela segurança

A onda de criminalidade, as ameaças, o medo e a falta de segurança continuam a preocupar as mulheres do Polana Caniço A. As causas? Os muitos incidentes de assaltos e violação, a falta de iluminação nas ruas, o escasso patrulhamento da polícia, e a proliferação das barracas e bêbados em quase todas as esquinas do bairro.

“Os violadores e assaltantes são jovens do bairro e que abusam do álcool e consomem drogas, depois atacam as mulheres, principalmente as raparigas que estudam de noite”, disse Oina Chiurre, moradora do bairro e membro da Associação das Vítimas de Violência Doméstica (AVVD).

Contudo, a onda de criminalidade regista uma ligeira descida, segundo activistas contra a violência no bairro. Dizem que no ano 2009 se verificava uma média de um assassinato por semana, e actualmente pode-se registar um em cada dois meses.

Mas as mulheres vivem com medo, especialmente quando cai a noite nos becos do bairro de 45.000 habitantes.

Casos macabros

Chiurre disse que há criminosos que entram nas residências, violam e assassinam para não serem denunciados.

Um caso que ela conhece foi de uma rapariga que estava a dormir em sua casa. Os criminosos entraram, violaram-na e mataram-na com pau de pilar. Segundo Chiurre, noutro caso, um homem foi sexualmente violado na sua residência.

Para se protegerem dessa onda de violência, os moradores apostaram na patrulha, no policiamento comunitário e no uso de apitos para alertar os vizinhos caso sofram algum atentado.

Mas a patrulha composta de vizinhos e polícias não teve continuidade.

“Íamos ao posto policial mas não tínhamos como fazer a patrulha, porque a polícia não estava disponível”, disse Chiurre. “Acabamos desistindo”.

Jovem que ostenta um apito para avisar quando se encontrar em situação de perigo

Os chefes dos quarteirões estão a reunir homens de novo para a patrulha mas esperam pela confirmação da polícia para começar, segundo Madalena Cidália, presidente da AVVD.

O perigo de estudar a noite

Há cinco anos estuda de noite, e cada dia que chega a casa viva, é um graças a Deus. “Tenho medo de voltar sozinha, andamos sempre em grupo, este bairro é perigoso”, disse a estudante Aida* de 19 anos.

“O que me deixa com mais medo é que a polícia do bairro só vigia nos arredores do posto policial, e no interior, onde não há iluminação, a polícia nem pisa”, acrescenta.

O medo também assola Carla*, de 20 anos, que estuda de noite: “Mesmo que eu saia cedo da escola, não posso ir a casa, porque tenho que esperar colegas para andar em grupo, essa é a única forma de nos precavermos”.

As jovens frequentemente são alvo de ameaças de violação. “Já fui ameaçada de ser violada enquanto eu estava dentro do quintal da minha casa, porque não aceitei conversar com um indivíduo”, conta Aida.

“No meu caso, foi porque não lhe dei cinco meticais”, disse Carla, estudante do curso nocturno.

“Eu não durmo antes da minha filha voltar da escola”, lamenta Ernestina*, mãe da Carla. A jovem liga para a mãe logo que sai da escola para avisar que está a caminho.

Polícia apática

A indiferença da polícia preocupa as mulheres do bairro.

“Vimos uma menina a ser agredida quando saíamos da escola e corremos à polícia para pedir socorro. Os dois polícias disseram que não nos podiam atender porque estavam à espera de algumas pessoas que iam fazer denúncias,” lembra Aida. “Ficamos indignadas porque nós olhamos para a polícia como nossa protecção”.

Há mulheres violadas e mortas em frente às suas residências, como a jovem rapariga atacada em Junho de 2012 ao voltar de uma festa com o namorado.

Em frente à casa, o namorado despediu-se. Então ela foi puxada para um beco a 30 metros da casa. Violaram-na, mataram-na, e meteram pedrinhas no sexo e na boca da rapariga. Os criminosos estão soltos.

“Tentamos de tudo, a polícia não investigou. Não temos nenhum resultado até agora”, disse o irmão da vítima.

A dor de uma mãe

Com 18 anos, uma jovem estudante da 9ª classe na Escola Noroeste 1, foi passear com um amigo e nunca mais voltou.

Foi violada sexualmente e assassinada. O corpo foi encontrado perto da praia na noite de 27 de Setembro de 2012. “A minha filha despediu-se, disse que não demorava, só ia dar uma volta. Quando eram 16 horas comecei a ficar preocupada. Mas não tinha como perguntar, pois ela tinha deixado o celular em casa”, conta a mãe da vítima.

O corpo da rapariga estava amarrado juntamente com o amigo, vivo, que estava sem roupa. Dias depois, o suposto violador foi visto com as roupas roubadas e foi investigado. Segundo a polícia, está preso.

Mas a mãe da vítima e a Cidália, que acompanhou o caso, recebem chamadas anónimas intimidatórias, provavelmente por terem denunciado o caso na imprensa.

Para Cidália, as chamadas começaram após ter falado da morte da jovem estudante da Escola Noroeste 1 num programa televisivo. “Depois do programa recebi mais de trinta chamadas. Quando ligam, querem marcar um encontro para resolver o caso mas não se identificam”, explica.

No início ligavam frequentemente, incluindo de madrugada, e mas agora é menos frequente.

“Não sei até quando isto vai acabar. Se já mataram a minha filha, da forma mais cruel, não sei o que mais querem de mim”, lamenta a mãe da vítima.

Entretanto, as mulheres do Polana Caniço vivem com medo, limitadas na sua capacidade de movimentação nas ruas absolutamente obscuras onde o assalto, a violação e a morte espreitam em cada beco.

 

Entrevista

“Há insuficiência de polícias”

Madalena Cidália, presidente da Associação das Vítimas de Violência DomésticaEntrevista à presidente da Associação das Vítimas de Violência Doméstica, Madalena Cidália

P- Porque é que decidiram criar esta associação no bairro Polana Caniço A?

R- Neste bairro aconteciam muitos crimes, quase todos os dias ouvíamos queixas de violência doméstica, sexual, e outros casos. Isso nos preocupou e decidimos fazer campanhas e sensibilizar os moradores a não praticar a violência.

P- Quais são as causas desses crimes?

R- São várias: o consumo excessivo do álcool e drogas, a falta de iluminação no interior do bairro, a fraca participação da polícia no patrulhamento. Com 45 mil habitantes, há uma necessidade de se ter uma esquadra e não apenas um posto policial. Há insuficiência de condições de trabalho, são poucos polícias, não têm telefones nem viaturas. Já submetemos uma carta ao Ministério do Interior a pedir uma esquadra mas a resposta é que há insuficiência de polícias.

P- Onde se registam mais casos?

R- Por incrível que pareça, muitos casos registam-se próximos do posto policial, não sei porquê.

P- A polícia consegue deter os criminosos?

R- Têm muitas mortes e até hoje os criminosos andam soltos, nunca foram pegos. Alguns que foram pegos, pouco tempo depois foram soltos devido à insuficiência de provas.

 

Visita a Polana Caniço, sábado 19 h

No Posto de Saúde

Entramos ao posto de saúde por volta das 19 horas. O banco de socorros está estranhamente vazio.

“Ainda estão a beber, é cedo para as brigas começar,” explica uma servente.

A jovem enfermeira, provavelmente uma estagiária, bonita e bem produzida, cabelo e maquilhagem impecável, está absorta numa telenovela. O volume está tão alto que não consegue ouvir uma jovem mãe com um bebé doente nas costas a bater na porta das consultas.

Pergunto à enfermeira se ali administram a profilaxia post exposição (PPE) em casos de violação sexual.

“Não, mando ao Hospital de Mavalane,” responde.

“Aqui fazem, sim,” disse Cidália.

“Eu não sei nada disso,” replica a enfermeira.

Na parede ao lado da TV está colado o cartaz, de um metro de comprimento, com informações sobre o PPE. Ao lado, numa folha de papel, escrito à mão, o PPE contra ITS para crianças.

“Obviamente alguém administra estes medicamentos aqui”, digo.

A enfermeira olha pra mim sem interesse e continua a seguir a novela.

Enquanto espera, converso com a jovem mãe. “A partir das 22 ou 23 horas, não podes sair nas ruas, tiram-te a pasta, tiram o telemóvel, esfaqueiam-te, violam-te, não dá para chegar até o hospital à noite sozinha”, disse. A sorte dela é morar na rua principal, Costa do Sol, que tem bastante iluminação.

As ruas da morte

A via de acesso ao bairro é bastante movimentada e com muitos carros e transportes semi-colectivos a circular. Há ruas pavimentadas que cruzam o bairro, aonde também chegam os transportes semicolectivos, mas a maioria é de terra batida. Aqui a circulação faz-se sobretudo pé, embora em certas zonas haja espaço suficiente para passagem de viaturas, quase sempre privadas, de moradores.

Duas vizinhas acompanham-nos numa caminhada pela zona perto da esquadra. Depois de abandonarmos as vias principais, asfaltadas, já não há iluminação pública. A luz, fraca, vem das casas, das varandas ou escoa-se pelas janelas. Depois da 9 ou 10 horas da noite, quando os moradores se recolhem para dormir, as lâmpadas são apagadas. Depois dessa hora, a circulação no bairro é muito perigosa. “A partir das 21 horas, se acabou o Credelec, paciência, que fazer, uma mulher não sai fora de casa sozinha”, disse Cidália.

Os únicos locais que continuam abertos são os de venda de bebidas alcóolicas (“barracas”).

Uma mamana vende bolachas e refrescos numa lojinha, por trás de grades. Ela é a mãe da jovem violada e assassinada em 2012. Mostram-me o quintal da casa, a 25 metros da lojinha, onde acharam o corpo. “Como foi que os moradores da casa não ouviram nada?”, espanto-me.

Na próxima rua, Oina Chiurre conta que dois dias atrás, um jovem tentou arrastar uma rapariga para dentro de uma obra inacabada para violá-la, mas ela conseguiu escapar. No dia seguinte identificou o agressor. A população queria linchá-lo com pneu e gasolina, mas acabaram levando-o para a esquadra.

Caminhamos mais 50 metros até ao “Bar do Veneno”, assim chamado porque os moradores acreditam que ali envenenam pessoas que mais tarde vão morrer nas suas casas. Mais 20 metros, numa barraca pequena, um polícia fardado a beber. Fica incomodado quando nos vê e sai atrás de nós.

Passear à noite no Polana Caniço é como entrar num mundo totalmente diferente do que se vive durante o dia, quando as pessoas circulam, as crianças brincam e e os vizinhos se sentam cá fora a apanhar fresco e a conversar. A noite, com a sua escuridão, é feita de incertezas e de medos.

“Não entro nestas ruas quando estiver escuro, nem pensar!”, disse o taxista que me leva até Polana Caniço. “Não tanto pelo carro, que está protegido por tracking via satélite, mas pelo mal que te fazem. Sais ferido ou morto. Este bairro não dá”.

Clique aqui para ler ou descarregar o artigo (em PDF)

Clique aqui para ler o artigo no @ Verdade Online

Nota:

* Nome fictício

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisa

Novos livros

Cabo Delgado:

Narrativas e práticas sobre direitos humanos

capa do livro

Mulher e democracia: indo além das quotas

capa do livro Concurso de Leitura

Silenciando a discriminação

Capa do livro  

Novidades

Comemorando o Dia Internacional da MulherComemorando o Dia Internacional da Mulher

Covid-19: as 25 preocupações mais comuns das mulheres

16 dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020

Crianças e Covid-19: jogos para brincar com as crianças

 

Chega! - Junt@s Podemos Acabar com a Violência contra Mulheres e Raparigas

Convite para campanha contra a violência sexual

Campanha UDHINDO:

setacinza Moatize: Sociedade Civil lança campanha pelos direitos humanos e meio ambiente

setacinza Manifesto da Campanha

setacinza Comunicado de Imprensa


A repressão policial das feministas e a expulsão de Eva Moreno


Cartazes sobre o Código Penal

Cartaz contra o Artigo 46 do Código Penal  

Tiras da Feminista Durona

A Feminista Durona

setacinza Veja todas as tiras da Feminista Durona


WLSA / @ Verdade:

Acompanhe a distribuição do jornal A Verdade nos subúrbios de Maputo setacinzaReportagens e artigos da WLSA em parceria com o jornal @ Verdade.

Todas as matérias


A revisão do Código Penal deve respeitar os direitos humanos das mulheres

Clique aqui para ver alguns vídeos sobre a violação sexual de menores e a violação no casamento - dois crimes contra os quais o Código Penal revisto não protege cabalmente.

setacinza Em defesa da paz: organizações de mulheres escrevem ao Presidente da República e ao Presidente da Renamo


setacinza Mulheres corajosas

Viagem no mundo das fístulas vesico-vaginais Um depoimento apaixonado e emocionante de um cirurgião que dedicou a sua vida a salvar mulheres que vivem com fístula obstétrica, uma condição incapacitante e que leva à discriminação e ao isolamento social.

Conferência Nacional sobre Violência de Género

Cartaz da Conferência Nacional sobre a Violência de Género
Maputo, 28 a 29 de Novembro 2012

setacinza Apresentações e discussões

setacinza Comunicado final

setacinza Fotos da Conferência

setacinza Documento da Conferência

setacinza Programa da Conferência


Entrega do Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

setacinza Veja o anúncio dos vencedores
Graça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, posicionou-se sobre a revisão do Código Penal, subscrevendo as demandas da sociedade civil. Veja as cartas que ela endereçou a diversas personalidades da Assembleia da República.

Revisão do Código Penal

Direitos iguais no Código PenalA Assembleia da República (AR) está a preparar uma revisão do Código Penal, que data de 1886.

setacinza Nota ao Parlamento

Preocupado com o rumo que está a tomar a revisão do Código Penal, um grupo de organizações da Sociedade Civil diriguiu uma nota à AR. setacinza Carta da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos
Logo da Rede DSR

Factsheet

Informação sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos das mulheres em Moçambique, recolhida pela Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos

Clique aqui para ler os artigos publicados em "Outras Vozes" (entre 2002 e 2015).
Mulher e Lei na África Austral - Moçambique