WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA

As fotos no cabeçalho são
da autoria do CDFF 

Eventos

16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020:

Mês da mulher 2020:

Debate, workshop, feira, música, desporto, cinema, exposição, poesia, teatro, dança e muito mais

Programa do Mês da Mulher 2020

Campeonato de futebol:

“Unidos Contra a Violência Sexual”

Vamos falar de aborto!

(mesa redonda)

Mulheres Jovens sob Ataque (debate)

V Conferência Nacional da Rapariga

Marcha pela liberdade de expressão

Liberdade de Expressão

Marcha por Gilles Cistac

Marcha Gilles Sistac

Marcha pela igualdade

Marcha2014_left

Contra violação dos direitos humanos no Código Penal

Diganao2

Concurso de fotografia

Vencedores da 2ª edição

Concurso2_Fotografia3

Marcha pela paz

manifesto_sq

Desfile do 1º de Maio

1maio07_peq

DSR_small
Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

Anúncio dos vencedores

Marcha de Solidariedade

Marcha02_small

Fotos da Marcha de Solidariedade dos Povos da SADC (2012)

Multimedia

Não é fácil ser mulher ...

naoehfacil_peq

... em Moçambique

Aborto. Pense nisso...

Aborto_small

(Material usado em acções de formação da WLSA)

Quem vai querer dar a luz aqui?

Fatima

O estado em que se encontram alguns dos postos de saúde em Cabo Delgado

"Alzira"

Alzira_small

Filme produzido pela WLSA Moçambique sobre sobre uma jovem que, até há pouco tempo, vivia com fístula obstétrica.

"Omitidas"

Brochura elaborada pela WLSA Moçambique sobre o problema da fístula obstétrica - um drama que atinge cerca de 100.000 mulheres em Moçambique.

Omitidas

Clique aqui para descarregar a brochura (em PDF)

Leia mais sobre fístula obstétrica

Contra a violência de género

Jogos05_small

A sociedade civil manifestou-se na inauguração dos X Jogos Africanos

 

Breves

ONU-Mulheres lança Relatório “Progresso das Mulheres do Mundo”

progresso
14
Mai
2015

Com o tema “Transformando economias, garantindo direitos”, o relatório “Progresso das Mulheres do Mundo”, que acaba de ser divulgado, discute os principais desafios que ainda persistem para assegurar a igualdade e os direitos das mulheres. Veja a seguir a introdução do relatório.

O relatório pode ser descarregado aqui.

Introdução do Relatório

Este relatório reflecte sobre o “Progresso das Mulheres do Mundo” num momento crítico, 20 anos após a quarta Conferência Mundial Sobre as Mulheres em Beijing, onde foi estabelecida uma agenda ambiciosa para avançar a igualdade entre os sexos. Uma vez que a comunidade global está a definir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) para a era pós-2015, o relatório faz um balanço e apresenta lições das experiências políticas no mundo para traçar uma agenda progressista para acção.

A visão sobre a igualdade de género, constantes do Declaração de Beijing e Plataforma de Acção, tornou-se uma realidade para todas as mulheres? Este Relatório baseia-se em experiências, evidências e análise de diferentes contextos nacionais e regionais para responder a esta pergunta. Ele revê os ganhos das mulheres na obtenção de igualdade perante a lei, o acesso à educação e outros serviços sociais; no aumento da sua visibilidade como actores políticos; na participação no trabalho remunerado e seus benefícios; e no maior reconhecimento público da dimensão e gravidade da violência por elas vivida. Mas ele também pergunta porque é que o progresso em garantir o usufruto das mulheres, na prática, de um conjunto de direitos económicos e sociais, tem sido tão lento e desigual entre os países e entre grupos sociais.

Numa época em que o mundo tem testemunhado impressionantes ganhos em riqueza material, porque é que a milhões de mulheres são negados os seus direitos até ao nível dos cuidados básicos de saúde, água e saneamento? Por que viver numa área rural continua a aumentar o risco das mulheres de morrer durante a gravidez ou parto? Por é que as mulheres têm mais probabilidades dos que os homens de não terem a segurança de uma renda na velhice? E por que estão a aumentar as desigualdades entre mulheres, deixando milhões de mulheres pobres para trás?

Buscando compreender porque é que o progresso no usufruto dos seus direitos por parte das mulheres tem sido lento e desigual, este relatório compartilha experiências de movimentos e de defensores dos direitos das mulheres em todo o mundo. As suas lutas sublinham como são persistentes e generalizadas as normais sociais discriminatórias, os estereótipos, o estigma e a violência, não permitindo que as mulheres e meninas em todos os lugares realizem o seu pleno potencial.

Múltiplas e crescentes desigualdades

A concretização dos direitos das mulheres não pode ser separada de questões mais gerais da economia e justiça social. O militarismo e os conflitos violentos, as crises financeiras e económicas globais, os preços voláteis de alimentos e da energia, a insegurança alimentar e as mudanças climáticas intensificaram-se as desigualdades e a vulnerabilidade, com impactos específicos sobre as mulheres e as meninas. A partir de 2011, um bilião de pessoas vive em extrema pobreza e muitos mais sobreviverão sem acesso a serviços básicos e protecção social, expostos a choques económicos recorrentes, crises ecológicas, epidemias de saúde e conflitos armados.

Ao lado da pobreza e vulnerabilidade, os níveis de desigualdade aumentam tanto ao nível nacional como entre países. Pode-se dizer que hoje o mundo é mais desigual do que em qualquer outro momento desde a segunda guerra mundial. Os 1% mais ricos da população possuem agora cerca de 40 por cento dos activos disponíveis, enquanto a segunda metade possui 1% ou menos. Estas desigualdades — que se contam entre os factores que detonaram a crise económica de 2008 — têm sido reforçadas pelas medidas de austeridade e pela recessão subsequente. Cortes nas despesas públicas deslocaram o fardo dos cuidados com a família e com o lar para os ombros de mulheres e raparigas.

O aumento dos níveis de desigualdade compromete o avanço dos direitos das mulheres, reforçando as desigualdades entre elas, e tornando mais difícil a união de forças para além da raça, classe ou outras divisões.

Não há empoderamento sem direitos

Uma grande variedade de actores — agências doadoras bilaterais e multilaterais, governos, organizações sociedade civil e, mais recentemente, o sector privado — abraçaram o objetivo do empoderamento económico feminino. Alguns veem nas mulheres um mercado inexplorado com grande parte dos consumidores, enquanto outros falam sobre a oportunidade de desencadear o poder económico e o potencial das mulheres como um meio para resolver os problemas persistentes causados pela crise financeira global e a estagnação do crescimento.

Sinergias entre o empoderamento económico das mulheres e maior prosperidade precisam de ser claramente incentivadas. Aumentar a posse e controlo sobre activos agrícolas e recursos produtivos das mulheres terá um impacto positivo sobre a segurança alimentar e sustentabilidade para todo o agregado familiar. A participação das mulheres na força de trabalho pode aumentar a competitividade das indústrias exportadoras. A pergunta fundamental, no entanto, é se os supostos cenários positivos realmente expandirão na prática o gozo dos seus direitos ou se, simplesmente, aumentarão o tempo de trabalho das mulheres, o conhecimento e desenvoltura para servir fins de desenvolvimento, sem qualquer benefício para as próprias.

Sem um quadro de monitoria solidamente ancorado em direitos humanos, é difícil saber se as reivindicações de capacitação das mulheres resistem a um exame minucioso. As normas de direitos humanos — estabelecidas num conjunto de tratados internacionais que a grande maioria dos governos voluntariamente ratificou – proporcionam uma base de vinculação a princípios aos quais os países devem prestar contas, independentemente das suas características económicas, sociais e políticas. É uma estrutura centrada em direitos e liberdades a que todos têm o direito em virtude de serem humanos. Este relatório sublinha, por conseguinte, a centralidade dos direitos humanos das mulheres como “fim” e como um “meio” eficaz de desenvolvimento.

Direitos indivisíveis, políticas sinergéticas

Este relatório também sublinha a indivisibilidade dos direitos. O foco é nas desigualdades socioeconómicas das mulheres, mas os direitos económicos, sociais, civis e políticos estão profundamente entrelaçados. Quando uma mulher deixa um relacionamento abusivo, ela quer justiça, mas também um lugar seguro para viver, receber cuidados médicos, e um emprego para que possa manter um adequado padrão de vida para si e para os seus dependentes.

O seu direito à habitação, saúde e trabalho são distintos mas indivisíveis. Os direitos económicos e sociais estão intimamente ligados com todos os outros direitos, especialmente os direitos civis e políticos que permitem às mulheres organizarem-se e fazerem reivindicações. Por outro lado, um ambiente económico aberto é uma base importante para a capacidade dos Estados em respeitar e responder a outros direitos.

Não somente apenas os direitos das mulheres estão perfeitamente conectados, como também as acções que permitem desenvolvê-los. Na prática, as políticas económicas e sociais têm que trabalhar em conjunto para se ser eficaz e permitir a realização dos direitos. No entanto, há uma tendência em separá-las artificialmente em debates políticos. O papel das políticas económicas, especialmente as políticas macroeconómicas, é visto principalmente em termos de promoção do crescimento económico, enquanto as políticas sociais supostamente devem tratar dos seus efeitos, endereçando a pobreza e a desigualdade.

Na verdade, as políticas macroeconómicas podem oferecer suporte a um amplo conjunto de metas, incluindo a igualdade de género e a concretização dos direitos humanos. A gestão macroeconómica é essencial para garantir a disponibilidade de recursos para apoiar a realização dos direitos e proporcionar oportunidades económicas. Por outro lado, os serviços sociais, tanto se prestados pelo governo, pelos privados ou pelos cuidados não remunerados e trabalho doméstico, têm efeitos económicos. Investimentos no desenvolvimento da criança, educação e saúde, melhoram a produtividade e contribuem para o crescimento sustentável. Transferências sociais, como pensões, abonos de família e subsídios de desemprego, têm efeitos multiplicadores positivos na economia, especialmente — mas não só — durante as recessões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisa

Novos livros

Cabo Delgado:

Narrativas e práticas sobre direitos humanos

capa do livro

Mulher e democracia: indo além das quotas

capa do livro Concurso de Leitura

Silenciando a discriminação

Capa do livro  

Novidades

Comemorando o Dia Internacional da MulherComemorando o Dia Internacional da Mulher

Covid-19: as 25 preocupações mais comuns das mulheres

16 dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020

Crianças e Covid-19: jogos para brincar com as crianças

 

Chega! - Junt@s Podemos Acabar com a Violência contra Mulheres e Raparigas

Convite para campanha contra a violência sexual

Campanha UDHINDO:

setacinza Moatize: Sociedade Civil lança campanha pelos direitos humanos e meio ambiente

setacinza Manifesto da Campanha

setacinza Comunicado de Imprensa


A repressão policial das feministas e a expulsão de Eva Moreno


Cartazes sobre o Código Penal

Cartaz contra o Artigo 46 do Código Penal  

Tiras da Feminista Durona

A Feminista Durona

setacinza Veja todas as tiras da Feminista Durona


WLSA / @ Verdade:

Acompanhe a distribuição do jornal A Verdade nos subúrbios de Maputo setacinzaReportagens e artigos da WLSA em parceria com o jornal @ Verdade.

Todas as matérias


A revisão do Código Penal deve respeitar os direitos humanos das mulheres

Clique aqui para ver alguns vídeos sobre a violação sexual de menores e a violação no casamento - dois crimes contra os quais o Código Penal revisto não protege cabalmente.

setacinza Em defesa da paz: organizações de mulheres escrevem ao Presidente da República e ao Presidente da Renamo


setacinza Mulheres corajosas

Viagem no mundo das fístulas vesico-vaginais Um depoimento apaixonado e emocionante de um cirurgião que dedicou a sua vida a salvar mulheres que vivem com fístula obstétrica, uma condição incapacitante e que leva à discriminação e ao isolamento social.

Conferência Nacional sobre Violência de Género

Cartaz da Conferência Nacional sobre a Violência de Género
Maputo, 28 a 29 de Novembro 2012

setacinza Apresentações e discussões

setacinza Comunicado final

setacinza Fotos da Conferência

setacinza Documento da Conferência

setacinza Programa da Conferência


Entrega do Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

setacinza Veja o anúncio dos vencedores
Graça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, posicionou-se sobre a revisão do Código Penal, subscrevendo as demandas da sociedade civil. Veja as cartas que ela endereçou a diversas personalidades da Assembleia da República.

Revisão do Código Penal

Direitos iguais no Código PenalA Assembleia da República (AR) está a preparar uma revisão do Código Penal, que data de 1886.

setacinza Nota ao Parlamento

Preocupado com o rumo que está a tomar a revisão do Código Penal, um grupo de organizações da Sociedade Civil diriguiu uma nota à AR. setacinza Carta da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos
Logo da Rede DSR

Factsheet

Informação sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos das mulheres em Moçambique, recolhida pela Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos

Clique aqui para ler os artigos publicados em "Outras Vozes" (entre 2002 e 2015).
Mulher e Lei na África Austral - Moçambique