WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA

As fotos no cabeçalho são
da autoria do CDFF 

Eventos

16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020:

Mês da mulher 2020:

Debate, workshop, feira, música, desporto, cinema, exposição, poesia, teatro, dança e muito mais

Programa do Mês da Mulher 2020

Campeonato de futebol:

“Unidos Contra a Violência Sexual”

Vamos falar de aborto!

(mesa redonda)

Mulheres Jovens sob Ataque (debate)

V Conferência Nacional da Rapariga

Marcha pela liberdade de expressão

Liberdade de Expressão

Marcha por Gilles Cistac

Marcha Gilles Sistac

Marcha pela igualdade

Marcha2014_left

Contra violação dos direitos humanos no Código Penal

Diganao2

Concurso de fotografia

Vencedores da 2ª edição

Concurso2_Fotografia3

Marcha pela paz

manifesto_sq

Desfile do 1º de Maio

1maio07_peq

DSR_small
Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

Anúncio dos vencedores

Marcha de Solidariedade

Marcha02_small

Fotos da Marcha de Solidariedade dos Povos da SADC (2012)

Multimedia

Não é fácil ser mulher ...

naoehfacil_peq

... em Moçambique

Aborto. Pense nisso...

Aborto_small

(Material usado em acções de formação da WLSA)

Quem vai querer dar a luz aqui?

Fatima

O estado em que se encontram alguns dos postos de saúde em Cabo Delgado

"Alzira"

Alzira_small

Filme produzido pela WLSA Moçambique sobre sobre uma jovem que, até há pouco tempo, vivia com fístula obstétrica.

"Omitidas"

Brochura elaborada pela WLSA Moçambique sobre o problema da fístula obstétrica - um drama que atinge cerca de 100.000 mulheres em Moçambique.

Omitidas

Clique aqui para descarregar a brochura (em PDF)

Leia mais sobre fístula obstétrica

Contra a violência de género

Jogos05_small

A sociedade civil manifestou-se na inauguração dos X Jogos Africanos

 

Revista de Imprensa

Diário do País

Foram encontrados 70 resultados com esta fonte.

ACNUR pede acção contra abusos sexuais generalizados entre deslocados da guerra

10/12/2021 -

Um líder comunitário em Cabo Delgado abusou sexualmente de uma deslocada e pressionou o seu senhorio a ameaça-lá de despejo por esta ter apresentado queixa na polícia, de acordo com um relatório que ilustra casos de abuso no norte de Moçambique. A investigação foi feita pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres e levanta a prevalência da violência de género na região. Resistência das vítimas gera mais abusos. Mulheres e raparigas que resistam ou apresentem queixa são ameaçadas de ser retiradas das listas de distribuição de assistência humanitária, “incluindo apoio em alimentos ou outras formas de assistência”,

Jihadistas raptaram 600 mulheres e raparigas desde 2018 em Cabo Delgado

08/12/2021 -

Segundo a Human Rights Watch, Mulheres e raparigas foram raptadas durante ataques a cidades e aldeias pelos insurgentes conhecidos localmente como AlShabab, Combatentes ligados ao Estado Islâmico que praticam uma insurreição brutal no norte de Moçambique raptaram mais de 600 mulheres e crianças durante os últimos três anos, diz a Human Rights Watch.

Deputados satisfeitos com redução de uniões prematuras em Manica

31/08/2021 -

Na Província de Manica, centro do País, os deputados membros do Gabinete da Mulher Parlamenta (GMP) e da Comissão dos Assuntos Sociais, do Género Tecnologia e Comunicação Social (CASGTCS) manifestaram a sua satisfação com o trabalho desenvolvido pelos órgãos da sociedade civil, que tem contribuído significativamente para a redução de uniões prematuras e a desistência da rapariga na escola. “Estamos satisfeitos com o trabalho que está a ser desenvolvido pelas organizações da Sociedade Civil na província e encorajamos a necessidade de expandir as suas acções para outros distritos que estão longe da capital, uma vez que entendemos que estas estão mais aglomeradas na cidade onde se verifica esta redução”, disse Mafuiane para quem estes organismos devem desconcentra-se e, dentro das suas capacidades e possibilidades, abranger mais pessoas.

No palco de alegados abusos: Governo coloca apenas mulheres na segurança da cadeia feminina de Ndlavela

15/07/2021 -

O Ministério da Justiça e Assuntos Religiosos de Moçambique decidiu colocar apenas guardas prisionais mulheres na cadeia feminina de Ndlavela, na província de Maputo, alvo de acusações de exploração sexual de prisioneiras. As agentes penitenciárias vão actuar na zona reservada aos pavilhões onde estão localizadas as celas e na área administrativa e um pequeno número de guardas prisionais de sexo masculino vai garantir a segurança da parte exterior da cadeia.

ONG denuncia agressão contra quatro jornalistas pela polícia municipal de Nampula

02/07/2021 -

O Instituto para a Comunicação Social da África Austral (Misa Moçambique), organização de defesa da liberdade de imprensa denunciou ontem agressões a quatro jornalistas por agentes da polícia municipal da província de Nampula, norte do país. Segundo a organização, os jornalistas terão sido agredidos quando investigavam uma suposta detenção ilegal de três pessoas pela polícia municipal, tendo-se dirigido às instalações da corporação para perceber a situação. “ (Eles) foram recebidos com insultos e agressões físicas protagonizadas pelo comandante e chefe das operações, na companhia dos outros membros da corporação”, acrescenta o Misa Moçambique.

Rebeldes usam mulheres e crianças como escudo humano

02/07/2021 -

Cabo Delgado – Segundo o general Cristóvão Chume, comandante do ramo do exército, em declarações à Rádio Moçambique, ao descrever os combates que têm acontecido no distrito de Palma, os grupos rebeldes estão a usar mulheres e crianças como escudo humano no combate com as forças moçambicanas. “A primeira barreira que encontramos são crianças e senhoras”. Temos vindo a instruir os nossos camaradas que estão a combater no sentido de preservar a vida dessas crianças e senhoras, indo atrás daqueles que têm armas – ou que mesmo não tendo se apresentam como (membros) do grupo terrorista”, referiu.

 

Covid-19: Ajudas foram canalizadas para elites em vez das populações

10/06/2021 -

Maputo – Segundo Adriano Nuvunga, Director do Centro para a Democracia e Desenvolvimento ( CDD ), “As verbas disponibilizadas por entidades multilaterais para ajudar a combater a pandemia deviam ir para protecção social, revitalização da economia e estabilização macroeconómica, mas as prioridades foram alteradas e corruptamente Moçambique continuou com o mesmo padrão de governação de corrupção, entregando o dinheiro às elites, às grandes empresas, em vez de dar às famílias”.

Violência policial em Moatize agride manifestantes pacíficos incluindo crianças

12/05/2021 -

Na província de Tete, a mineradora brasileira Vale Moçambique, tem estado a ferro e fogo com artesãos que, antes da entrada da Vale dedicavam-se ao fabrico de tijolos, para o mercado local e para o Malawi. O início da mineração ditou o encerramento das suas pequenas fábricas, ao que se seguiram promessas de justas indemnizações, entretanto geridas de forma ardilosa e sem transparência há mais de uma década.

 

Revista de Imprensa

Pesquisa

Fontes

Mulher e Lei na África Austral - Moçambique