As fotos no cabeçalho são da autoria do CDFF
Eventos
16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020:
Mês da mulher 2020:
Debate, workshop, feira, música, desporto,
cinema, exposição, poesia, teatro, dança e muito mais
Campeonato de futebol:
“Unidos Contra a Violência Sexual”
Vamos falar de aborto!
(mesa redonda)
Mulheres Jovens sob Ataque (debate)
V Conferência Nacional da Rapariga
Marcha pela liberdade de expressão
Marcha por Gilles Cistac
Marcha pela igualdade
Contra violação dos direitos humanos no Código Penal
Concurso de fotografia
Vencedores da 2ª edição
Marcha pela paz
Desfile do 1º de Maio
Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012
Marcha de Solidariedade
Fotos da Marcha de Solidariedade dos Povos da SADC (2012)
Multimedia
Não é fácil ser mulher ...
... em Moçambique
Aborto. Pense nisso...
(Material usado em acções
de formação da WLSA)
Quem vai querer dar a luz aqui?
O estado em que se encontram alguns dos postos de saúde em Cabo Delgado
"Alzira"
Filme produzido pela WLSA Moçambique sobre sobre uma jovem que, até há pouco tempo, vivia com fístula obstétrica.
"Omitidas"
Brochura elaborada pela WLSA Moçambique sobre o problema da fístula obstétrica - um drama que atinge cerca de 100.000 mulheres em Moçambique.
Clique aqui para descarregar a brochura (em PDF)
Leia mais sobre fístula obstétrica
Contra a violência de género
A sociedade civil manifestou-se na
inauguração dos X Jogos Africanos
|
Revista de Imprensa
Jornal Generus
Foram encontrados 6 resultados com esta fonte.
29/09/2021 - Jornal Generus
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no artigo 1º, preconiza que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direito. Embora esta frase tenha um poder simbólico inegável, só após 45 anos, em Viena, na Conferência sobre Direitos Humanos de 1993, é que foi proferida a célebre declaração “os direitos das mulheres são direitos humanos”.
20/09/2021 - Jornal Generus
Os casamentos p r e m a t u r o s e gravidezes precoces foram durante muito tempo vistos como uma prática cultural, ignorando o facto de serem prejudiciais às raparigas. Nos últimos anos, as gravidezes precoces têm atingido números alarmantes chegando a cerca de 439.453 mulheres dos 20-24 anos que tiveram o primeiro filho antes dos 18 anos, e deste total 85.257 tinham idade inferior a 15 anos (UNICEF, 2015). Esta situação é, dentre vários factores, motivada pelas normas sociais que defendem que a rapariga deve casar-se após a menarca, e que o casamento é a forma mais eficaz de fugir da pobreza.
13/09/2021 - Jornal Generus
Maputo – O Vice-Ministro do Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse, dirigiu em 10 de Setembro, a Primeira Reunião do Comité Director da Iniciativa Spotligth que decorreu de forma virtual. O encontro tinha como objectivo analisar as principais realizações de 2020, plano de actividades reajustado ao período de extensão da primeira fase, incluindo as alterações ao orçamento de 2020.
12/07/2021 - Jornal Generus
De acordo com as Nações Unidas Moçambique, uma organização sem fins lucrativos, cerca de 15 mulheres sobreviventes da Violência Baseada no Género, beneficiárias de um grupo de poupança e crédito rotativo em Nametil, promovido pela CSO Livaningo, têm desenvolvido seus próprios negócios e ganhado independência financeira nesta época pandémica, graças à Iniciativa
Spotlight em curso na província de Nampula.
07/07/2021 - Jornal Generus
O Governo e a União Europeia (UE) em Moçambique apostam no fortalecimento de mecanismos de cooperação para a implementação da Estratégia e da Lei Contra Uniões Prematuras, através de assistência técnica e do reforço em meios materiais para todas as acções que estão na linha da frente no combate à violência doméstica no país. Para o efeito, a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, manteve um encontro de trabalho, 31 de Maio, em Maputo, com os Chefes de Cooperação da União Europeia e seus Estados – Membro em Moçambique, para analisar os instrumentos legais que vão operacionalizar os mecanismos de assistência técnica e de monitoria das actividades desenvolvidas no âmbito da iniciativa Spotlight e outras acções de mitigação da violência baseada no género no país.
28/06/2021 - Jornal Generus
O empoderamento da mulher e a igualdade de género têm sido muito discutidos ultimamente. Entretanto, ainda há um longo caminho pela frente, o que exige força e resiliência das (jovens) mulheres nesta árdua luta. Crizalda Nhampossa, estudante finalista da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), trabalhadora e mãe, conta os vários desafios por que já passou e que a fizeram desde muito cedo correr atrás de um emprego, para garantir a sua sobrevivência.“Depois de concluir o ensino básico, mudei-me para a casa da minha irmã, e tive que trabalhar para ajudar nas despesas da casa, e para que algum dia pudesse ingressar na Universidade. Já trabalhei como doméstica, comerciante, e várias outras coisas, mas ainda assim nunca pensei em desistir de concluir os meus estudos”.
|
Revista de Imprensa
Pesquisa
Fontes
|