WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA WLSA

As fotos no cabeçalho são
da autoria do CDFF 

Eventos

16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género 2020:

Mês da mulher 2020:

Debate, workshop, feira, música, desporto, cinema, exposição, poesia, teatro, dança e muito mais

Programa do Mês da Mulher 2020

Campeonato de futebol:

“Unidos Contra a Violência Sexual”

Vamos falar de aborto!

(mesa redonda)

Mulheres Jovens sob Ataque (debate)

V Conferência Nacional da Rapariga

Marcha pela liberdade de expressão

Liberdade de Expressão

Marcha por Gilles Cistac

Marcha Gilles Sistac

Marcha pela igualdade

Marcha2014_left

Contra violação dos direitos humanos no Código Penal

Diganao2

Concurso de fotografia

Vencedores da 2ª edição

Concurso2_Fotografia3

Marcha pela paz

manifesto_sq

Desfile do 1º de Maio

1maio07_peq

DSR_small
Prémio da Rede de Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos 2012

Anúncio dos vencedores

Marcha de Solidariedade

Marcha02_small

Fotos da Marcha de Solidariedade dos Povos da SADC (2012)

Multimedia

Não é fácil ser mulher ...

naoehfacil_peq

... em Moçambique

Aborto. Pense nisso...

Aborto_small

(Material usado em acções de formação da WLSA)

Quem vai querer dar a luz aqui?

Fatima

O estado em que se encontram alguns dos postos de saúde em Cabo Delgado

"Alzira"

Alzira_small

Filme produzido pela WLSA Moçambique sobre sobre uma jovem que, até há pouco tempo, vivia com fístula obstétrica.

"Omitidas"

Brochura elaborada pela WLSA Moçambique sobre o problema da fístula obstétrica - um drama que atinge cerca de 100.000 mulheres em Moçambique.

Omitidas

Clique aqui para descarregar a brochura (em PDF)

Leia mais sobre fístula obstétrica

Contra a violência de género

Jogos05_small

A sociedade civil manifestou-se na inauguração dos X Jogos Africanos

 

Revista de Imprensa

Lista completa: 3387 recortes.

Ensino técnico – profissional: Há poucas raparigas nos cursos industriais

20/12/2021 - - PDF

Maputo – Pelo menos 48.039 raparigas estiverem matriculadas, este ano, nas instituições Técnico -Profissional, contra 45.424 rapazes. Apesar do número de mulheres representar 51,4% do universo dos formandos neste subsistema do ensino, apenas 16% frequentam qualificações do ramo industrial nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). “Afigura – se urgente o desenvolvimento e implementação de uma estratégia sectorial que define os mecanismo de garantia de equidade de género neste subsistema de ensino, para promover o acesso e a retenção de mulheres”.

Mais raparigas treinadas em TICs

18/12/2021 - - PDF

Maputo – Vinte e cinco raparigas foram formadas em uso de tecnologias de informação e Comunicação (TIC), para lidar com o programa windows e introdução aos pacotes word, excel, power point e internet. A capacitação contou com o apoio da UNESCO com o objectivo de empoderar a mulher no uso das TIC e, uma vez preparada, inserir -se na sociedade de informação e, por esta via, concorrer para a equidade do género, visto que as plataformas electrónicas desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea e apoiam os processos de tomada de decisão, educação, investigação, produção, entre outros.

Autoridades retiram dez raparigas de uniões prematuras

18/12/2021 - - PDF

Cabo Delgado – Segundo a directora do Serviço Provincial do Género e Acção Social, Isabel Raimundo, falando na mesa – redonda sobre a situação das uniões prematuras e gravidezes precoces no contexto social e da crise. Dez raparigas que viviam em uniões prematuras em algumas comunidades e centros de reassentamento de deslocados por conta dos ataques terroristas foram resgatadas pelas autoridades e integradas em escolas para prosseguirem com os estudos.

Centro de reassentamento de Mandruzi 1: Viver na esperança e com desejo de ter trabalho

17/12/2021 - - PDF

Autor: Muchanga,Evelina

A vida no centro de acomodação de Mandruzi 1 não tem sido fácil para a maioria das famílias, sobretudo as chefiadas por mulheres, que mesmo tendo força para trabalhar, não têm capital para desenvolver projectos de geração de renda. Estas mulheres perderam as suas casas e recursos produtivos, os quis foram destruídos pelo ciclone Idai.

Persistem desafios para empoderamento da mulher

17/12/2021 - - PDF

Segundo a ministra do Género , Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, o país ainda enfrenta desafios para o empoderamento da mulher, pois a violência baseada no género, as uniões prematuras e gravidezes precoces constituem agravam a sua vulnerabilidade. As estatísticas mostram a necessidade de investir na sensibilização de homens e mulheres, das várias gerações, para a prevenção, denúncia de casos de violência, bem como na assistência e reintegração das vítimas.

Ilha de Idugo já tem maternidade

17/12/2021 - - PDF

Mais de 800 mulheres residentes na ilha de Idugo, no distrito de Quelimane, já podem fazer partos seguros, mercê da construção e apetrechamento da primeira maternidade naquele ponto da Zambézia. Segundo Anastácia João, residente em Idugo disse que muitas mulheres perdiam bebés porque para chegar a Quelimane tinham de atravessar rios, o que levava muitas vezes a mortes, antes de chegar à unidade sanitária. “Agora temos uma maternidade”.

Violência baseada no género: Problema que cada vez mais aflige a sociedade

16/12/2021 - - PDF

Autor: Carimo, Sérgio

(Maputo) A violência contra as mulheres e raparigas é um dos mais graves problemas que a sociedade enfrenta. E o Governo admite ter ainda muitos desafios no enquadramento das mulheres e raparigas, pois a violência doméstica baseada no género, as uniões prematuras e a gravidez precoce são graves problemas na sociedade moçambicana e intensificam cada vez mais a vulnerabilidade da mulher. Segundo a ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, falava em Maputo, por ocasião da premiação dos vencedores da primeira edição do concurso “Prémio de Jornalismo do Moza Banco”, a violência tem origem na estrutura social, nos valores, nas tradições, nos costumes, hábitos e crenças que se encontram muito ligadas a desigualdade entre mulheres e homens, onde a vítima, muitas vezes, é a mulher e o agressor é o homem. “Os dados dos gabinetes de atendimento a famílias e menores vítimas da violência, indicam que de Janeiro a Setembro deste ano foram registados 15.800 casos, dos quais 8.900 contra mulheres e 4.882 contra crianças. Enquanto isso, 2.068 foi contra pessoas idosas e com deficiência” apontou a ministra

Há cada vez mais mulheres nas lideranças comunitárias em Maputo

16/12/2021 - - PDF

Ao longo do tempo, ela foi conquistando o seu espaço na sociedade. A níveis distritais, nas estruturas administrativas municipais, já é possível encontrar mulheres a
ocuparem cargos de secretárias de bairros. O Distrito Municipal de KaMabukwana é o mais populoso a nível da capital e com maior número de bairros constituídos por 14
secretários, dos quais seis são mulheres. Helena Gertrudes é uma das seis secretárias do Distrito KaMabukwana e a primeira mulher a ocupar o cargo de
secretária a nível do Bairro 25 de Junho “A”. “Desafios não faltam e encontramos muitas dificuldades, mas estamos atrás dessas dificuldades para poder superar e
ultrapassar”, disse Helena Gertrudes. Questionada sobre a participação feminina nas lideranças comunitárias, diz que as mulheres nunca negam de assumir responsabilidades e que elas são determinadas.

Revista de Imprensa

Pesquisa

Fontes

Mulher e Lei na África Austral - Moçambique